Ibaneis e Caiado juntos contra o narcotráfico e o crime organizado por mais segurança no Entorno do DF



Por determinação dos governadores, Ibaneis Rocha (MDB) do Distrito Federal e Ronaldo Caiado (DEM) de Goiás, que fez com que as polícias do DF e de Goiás e forças federais unissem forças, e fizessem mais de 3,4 mil abordagens em três dias, tendo como alvo o narcotráfico e o crime organizado. Com um efetivo de 550 agentes de Segurança Pública empregados. Vinte e duas prisões, divididas em situações flagranciais e cumprimento de mandado. Presença do Estado. Aumento da sensação de segurança no Entorno do DF


Ao todo, 550 agentes de Goiás, DF e das forças federais participaram da Operação Anhanguera, que passa a integrar o Programa Vigia, do MJSP | Foto: Divulgação/SSP-DF

Este é o resultado da Operação Anhanguera – ação integrada entre as secretarias de de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e de Goiás (SSP/GO) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na região que abrange as duas unidades da federação.

"Essa operação ressalta a parceria das forças policiais do DF e de Goiás, que sempre trabalharam de forma integrada e, desta vez, com apoio do Ministério da Justiça"Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

O objetivo é combater o narcotráfico e o crime organizado e aumentar a segurança na região do Entorno do DF. Além das forças policiais das duas Unidades da Federação (UFs), as polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF) também participam da força-tarefa, que teve como foco as cidades goianas de Águas Lindas, Girassol, Edilândia e Cocalzinho e, no DF, Incra 8 e 9, Ceilândia e área rural de Brazlândia.

Ao todo, 550 agentes de Goiás, DF e das forças federais participaram da ação integrada, que realizou 22 prisões e 3.462 abordagens, entre a última sexta-feira (23) e segunda (26). Entre as detenções, 11 foram decorrentes de Autos de Prisão em Flagrante (APFs) e 11 do cumprimento de mandados judiciais de prisão.

Foram realizados 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), além da apreensão de três armas de fogo e de 15 veículos. As ações de fiscalizações tiveram como alvo bares, casas noturnas, veículos e restaurantes, resultando em 87 autos de infração e 44 autos de infração de trânsito.

3.462abordagens e 22 prisões foram feitas durante a operação, entre sexta (23) e segunda (26).

"Essa operação ressalta a parceria das forças policiais do DF e de Goiás, que sempre trabalharam de forma integrada e, desta vez, com apoio do Ministério da Justiça", ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo.

"Estávamos planejando ações em parceria há algum tempo e continuaremos a desenvolver operações pontuais e efetivas nos pontos de divisa do DF e GO. Seguiremos com o intercâmbio de informações e dados de inteligência voltados à construção do conhecimento para redução criminal', acrescenta o secretário.

A parceria é reafirmada pelo titular da SSP-GO, Rodney Miranda, para quem a operação é a primeira de diversas que serão realizadas no entorno do DF. "O trabalho faz parte de um esforço conjunto, que ocorre desde 2019, para a implantação de novas estratégias de segurança voltadas especificamente para a região", destaca.

Segundo ele, não é um encerramento, mas sim um início. "A institucionalização e o esforço conjunto das forças de segurança, em busca da paz e da tranquilidade da população de Goiás e do DF", destaca Rodney Miranda.

A Operação Anhanguera integrará o Programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) da pasta, que visa acabar com as organizações criminosas nas fronteiras e divisas do Brasil.

A Operação foi batizada de Anhanguera em referência a Bartolomeu Bueno da Silva, Bandeirante Anhanguera, que desbravou as terras de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultor político brasiliense cai no gosto dos políticos de Mato Grosso

Governo de Goiás vai elaborar projeto de duplicação da BR-364, entre Jataí (GO) e Rondonópolis (MT)

Valparaíso poderá ter o Selo de Responsabilidade Social de Apoio às Mulheres