De passagem por Brasília, Zema elogia atuação do Senac na formação profissional

De passagem por Brasília, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou a sede da Fecomércio-DF nesta quarta-feira (27). O chefe do Executivo mineiro foi recebido pelo vice-presidente Ovídio Maia, pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, e dirigentes da Federação. Além de conhecer a estrutura e a abrangência do Sistema Comércio da capital, Zema conversou sobre um tema que considera estratégico no desenvolvimento econômico: capacitação profissional

Foto: Renato Santos.

Segundo o governador, assim como no DF, as entidades do Sistema S caminham lado a lado com o governo estadual. Em Minas Gerais, Senac e Senai são os principais parceiros do programa Trilhas do Futuro, criado pelo Governo de Minas para oferecer cursos técnicos gratuitos de formação profissional. O projeto é considerado o maior do Brasil na área, com investimento anual de R$ 800 milhões.

"Vejo que o ensino profissionalizante é o futuro do Brasil. É o caminho. E o Senac está aí, pronto. Espero que outros governadores façam melhor uso dessas instituições, assim como está sendo feito no DF também", declarou o governador.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, lembrou que, desde que assumiu o Sistema Fecomércio-DF, o presidente José Aparecido tem dado prioridade para o assunto, e que atua em uma linha semelhante à do colega mineiro, o presidente do Sistema Fecomércio-MG, Nadim Donato, na parceria com Estado.

"Hoje oferecemos cursos técnicos para 12% dos alunos que ingressam no ensino médio da rede pública, graças a uma parceria com o GDF. Nossa meta, por meio do atual processo de expansão, é chegar a 30%, assim como ocorre nos países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)", afirma Corrêa. Segundo ele, pesquisas demonstram que o diploma em ensino técnico garante 70% a mais de chances de empregabilidade, além de renda 30% maior em relação àqueles que detêm somente o ensino médio.

O vice-presidente Ovídio Maia, que representou Aparecido no encontro, agradeceu a visita do governador e lembrou que, segundo a última Pesquisa por Amostra de Domicílios (PADF), os mineiros são maioria entre os imigrantes de outros estados, representando cerca de 16% da população do DF, seguidos de Goiás (12,2%) e Bahia (11,1%).

Maia também fez o convite para que, futuramente, Zema participe de uma reunião da diretoria da Federação e possa tratar de temas de interesse do setor produtivo nacional e assuntos ligados à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), composta de 33 municípios, sendo cinco deles mineiros (Buritis, Cabeceira Grande, Unaí, Arinos e Uruana de Minas).

Participaram do encontro com o governador o vice-presidente financeiro da Fecomércio-DF, Joaquim Pereira dos Santos, o diretor-secretário José Fernando Ferreira, o diretor do Secovi-DF, Eduardo Pereira, e a chefe de gabinete da Federação, Caetana Franarin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultor político brasiliense cai no gosto dos políticos de Mato Grosso

Governo de Goiás vai elaborar projeto de duplicação da BR-364, entre Jataí (GO) e Rondonópolis (MT)

Valparaíso poderá ter o Selo de Responsabilidade Social de Apoio às Mulheres